O que é o Puppy Culture?

O programa Puppy Culture foi criado pela norte-americana Jane Killion, adestradora e proprietária do canil MadCap bull terriers. O método consiste em um protocolo passo-a-passo de exercícios bem estruturados, para serem seguidos durante as primeiras semanas de vida do filhote. Todos exercícios baseados em estudos científicos do comportamento animal e desenvolvimento do filhote.

As 12 primeiras semanas de vida do filhote são de fundamental importância. É um período quase mágico, onde o criador tem o poder de moldar o futuro dos filhotes através do que ele escolhe ensinar a eles. Durante esse período os filhotes estão muito mais abertos a novidades, eles estão descobrindo o mundo e se adaptando a ele, portanto, tudo aquilo que é ensinado ao filhote durante essa fase molda as ações do cão no futuro. Fazendo a coisa certa, no período certo nós podemos mudar completamente a vida do filhote.

Aqui no canil nós seguimos o protocolo, começando a trabalhar os bebês desde o período pré-natal.

Periodo Pré-Natal:

Ter certeza de que o material genético do animal é excelente é só o começo.

Estudos mostram que filhotes de mães que receberam muito carinho e massagens são mais dóceis e gostam se ser tocados.

Por isso, aqui no canil, nós mimamos muito as futuras mamães com muitas massagens e carinhos constantes.

Período Neonatal (0-14 dias):

Atividades de Estimulação neurológica precoce (ENS) começam a partir do 3º dia de vida e continuam até o 16º dia. 

Pesquisam mostraram que pequenas e apropriadas doses diárias de desconforto e estresse são muito benéficas para o desenvolvimento dos filhotes, e ajuda eles a crescerem fortes, saudáveis e mais sociáveis quando adultos.

Os benefícios incluem maior tolerância a estresse, maior resistência a doenças e batimentos cardíacos mais fortes e saudáveis. Esse é um presente que só pode ser dado pelo criador uma vez, durante esse período de vida dos filhotes.

Período Transicional (14-21 dias):

Marcadores comportamentais são usados para identificar o começo e o fim de cada período de desenvolvimento de cada filhote, já que cada um se desenvolve no seu próprio ritmo.

O período transicional começa quando o filhote começa a abrir os olhos e termina quando ele se assusta pela primeira vez ao ouvir um som.

Período Crítico de Socialização:

A maioria das pessoas pensa que socializar o filhote é expor ele ao maior número de coisas e barulhos possíveis enquanto ainda são novos. Isso é parte do processo, mas não é tudo!

E deve ser feito com cautela, dedicação e respeitando a individualidade de cada filhote. Nosso objetivo é criar filhote com inteligência emocional para se conectar com você e não ter pavor de coisas novas que possam aparecer.

 

O Puppy Culture ensina 7 chaves principais que vão desenvolver essa inteligência emocional nos filhotinhos.

1 – Comunicação: Dar voz ao filhote, ensiná-lo a forma correta de se comunicar com humanos (ensinar o filhote a sentar quando quer pedir algo aos humanos, ensinar o clicker e ensinar a prestar atenção no dono).

2 – Estabilidade Emocional: habilidade de se recuperar facilmente de situações que geram medo e estresse.

3 – Adaptação: se familiarizar com o maior número de coisas (sons, pessoas diferentes, superfícies, etc)

4 – Enriquecimento: perceber que novidades são boas oportunidades de enriquecimento e não coisas a serem temidas e evitadas.

5 – Saúde: bem-estar físico e habilidades motoras que vão permitir ao filhote se desenvolver neurológica e fisicamente de uma forma saudável. Também acostumamos o filhote a tolerar exames físicos e cortar unhas.

6 – Habilidades: comportamentos aprendidos que permitem ao filhote se encaixar melhor na sociedade humana (ficar, vir quando chamado, sentar, andar na guia, onde fazer necessidades, usar caixa de transporte, inibição de mordidas e não possessividade com comida e brinquedos)

7 – Amor: desejo de se conectar com humanos e cães como experiencias positivas emocionalmente.

Semanas 10 – 12:

Período onde o filhote vai para a nova família e deve continuar o programa de socialização, se acostumando com os novos ambientes, pessoas e situações que estarão presentes na sua vida adulta.

Esse programa gera uma quantidade enorme de trabalho para nós, criadores, mas definitivamente vale a pena! Você vai ficar tão agradecido ao programa quanto a gente!

Caso você tenha interesse em comprar o DVD ou conhecer mais sobre o programa, acesse o site deles (em inglês).

Clique na imagem ao lado