Pastor de Shetland

O Pastore de Shetland, carinhosamente apelidados de “Shelties”, são cães alegres e vivos, considerados extremamente inteligentes e obedientes.

Ele está entre as dez raças mais inteligentes e tem um desejo enorme de agradar seu dono e sua família, sendo facilmente adestrado. São grandes pastores e é uma das raças que mais se destacam em provas de Agility.

Uns dizem se tratar de uma miniatura perfeita do Collie de pelo longo, razão pela qual frequentemente são chamados de mini-Collies ou mini-lassie. Mas uma comparação mais detalhada entre ambas as raças revela algumas diferenças, seja na aparência, seja no temperamento.

 

História da Raça

O Pastor de Shetland, surgiu nas Ilhas de Shetland, situadas no Reino Unido, entre a Escócia e a Noruega.

Devido ao seu clima rigoroso e as incessantes tempestades que varrem o norte do Oceano Atlântico e comprometiam muito a vegetação e, consequentemente, as condições de sobrevivência dos animais da região, os nativos tiveram que optar pela criação de animais de tamanho reduzido.

Em meados do século XIX, os habitantes das ilhas começaram a criar cães pequenos e ágeis, conhecidos como “Toonies”, palavra que deriva do norueguês “toon”, que era como as pequenas fazendas existentes nas Ilhas de Shetland eram chamadas. Esses cães eram criados com o intuito de manter os pôneis e ovelhas longe de suas terras cultivadas.

Pouco se sabe sobre os ancestrais desses cães. Entre as prováveis raças envolvidas nos cruzamentos mencionadas pelos historiadores estão pastores maiores já existentes nas Ilhas de Shetland, como: Collie, Border Collie e o Yakki Islandês (raça não mais reconhecida).

Atividades turísticas foram muito importantes para a economia das ilhas durante o século XIX, e uma das coisas que os habitantes das ilhas podiam vender aos turistas eram seus pequenos cães. Isso provocou uma grande debandada dos cães da região, fazendo com que, por volta de 1890, a raça original começasse a desaparecer. Para evitar que maiores problemas ocorressem, cruzamentos com pequenos Collies foram realizados, o que aumentou um pouco o tamanho dos cães, que passaram a ser chamados de Shetland Collies.

Em 1909 o Shetland Collie foi oficialmente reconhecido pelo “The Kennel Club” da Inglaterra e manteve este nome até 1914, quando passou a ser chamado de Shetland Sheepdog

Padrão da Raça

Aparência Geral

 Pequeno cão de trabalho de pelos longos, de grande beleza,
de forma alguma rústico ou grosseiro, sendo flexível e gracioso quando em ação.
De contorno simétrico, de tal maneira que parte alguma de seu corpo é desproporcional ao todo. Pelagem abundante, juba e babado, a cabeça bem esculpida e a doçura da
expressão em combinação, representam o Pastor de Shetland ideal.

Comportamento / Temperamento:

 Alerta, gentil, inteligente, forte e
ativo. Afetuoso e muito receptivo ao seu dono, reservado com estranhos, jamais
nervoso.

Movimentação:

Ágil, suave e graciosa, com propulsão fornecida pelos
posteriores, cobrindo o máximo de solo com um mínimo esforço. O passo de camelo,
a movimentação cruzada, bamboleante ou rígida e a movimentação saltitante são
altamente indesejáveis.

Pelagem:

Dupla; o pelo de cobertura é longo, de textura dura e reta. O subpelo é macio,
curto e fechado. A juba e o “babado” são abundantes, e os membros anteriores bem
franjados. Os posteriores também têm pelagem muito abundante acima dos jarretes,
porém, abaixo deles, o pelo é macio. Face macia. O pelo deve ajustar-se ao corpo e
não influenciar ou depreciar o contorno do cão. Os exemplares de pelo curto são
altamente indesejáveis.

Tamanho

Altura na cernelha:

Machos: 37cm.
Fêmeas: 35,5cm

Faltas:

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como
falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem-estar do cão.

Fonte: Padrão oficial da raça. Site CBKC.

Cores dos Shelties

Drummond Hill’s Dremascape Applause

Tricolor

Os tricolores são cães pretos com marcações brancas e castanhas (três cores diferentes). As marcações castanhas podem aparecer nas bochechas, sobre os olhos, nas pernas e sob a cauda.

Sable ou Marta

Todos os tons são admitidos desde o dourado pálido até o mogno intenso.  Geneticamente os cães “puros para marta” carregam dois genes marta.  Os cães marta, na maioria das vezes, ficam mais escuros com a idade. 

*Imagem retirada da internet

*Imagem retirada da internet.

Bi-Black

Os bicolores são cães pretos com marcações brancas ( bi = duas cores diferentes). Não possuem as marcações castanhas como os tricolores.

Bi-Blue

É um cão bicolor (preto e branco) com um gene merle que dilui a cor preta. Os olhos também podem ser castanhos, azuis ou merles.

 

Imagem gentilmente cedida pelo canil New Ibiza.

Lochlyn Neiman Marcus

*imagem retirada da internet.

Blue Merle ou Azul Merle

Geneticamente ele é um cão tricolor com um gene de diluição (gene merle) que dilui a cor preta em vários tons de cinza com pequenas manchas pretas. Ele também apresenta as marcações castanhas e brancas dos cães tricolores.

Os olhos podem ser castanhos, azuis ou merles (castanho e azul). São proibidas grandes manchas pretas.

Sable Merle ou Marta Merle

É um cão marta com um gene merle (que dilui a cor marta da pelagem em vários tons de castanho). Por causa do gene merle ele pode ter olhos azuis, merles ou castanhos, mas somente os cães de olhos castanhos são aceitos pelo padrão da raça.

*imagem retirada da internet.

*imagem retirada da internet.

Color Headed White (CHW)

A cor da cabeça pode ser qualquer uma das cores acima, mas o corpo do cão é branco com algumas marcações da mesma cor da cabeça. São cães absolutamente normais, mas como eles tem marcações brancas no tronco, e isso não é aceito pelo padrão da raça, eles não podem participar de exposições de beleza.

Duplo Merle - Double Merle

São cães predominantemente brancos, como resultado do cruzamento de dois cães merles. Geneticamente eles terão dois genes merles que, na maioria das vezes, causa cegueira e surdez em graus variados de severidade, por isso, esse tipo cruzamento não deve ser feito nunca!

*imagem retirada da internet.

O Shetie é enérgico, mas fica feliz com uma longa caminhada, uma corrida curta ou umas sessões de treino.

Ele é muito ligado à sua família e deve ser um cachorro da casa.

Seu pelo cheio precisa ser escovado com frequência para se manter bonito e livre de nós.

Gostou da raça e gostaria de ter um?